Arroz integral x arroz branco

Uma das perguntas mais frequentes que recebo em consulta é se há grande diferença entre consumir o arroz integral ou o arroz branco. É sobre isso que vou falar agora.
A grande diferença entre eles está no beneficiamento dos grãos. O arroz integral tem apenas a casca removida e mantém o germe e a película que reveste o grão. Já o arroz branco ou arroz polido tem a casca, germe e película retirados e resta apenas o endosperma, que é a parte interna do grão, rica em amido e mais pobre em vitaminas e minerais.
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Sobre esse assunto, geralmente o primeiro argumento a favor do arroz integral é que ele contém mais fibras, ajudando a dar mais saciedade e facilitando o trânsito intestinal. Isso é verdade, mas vou citar outros grandes benefícios do arroz integral em relação ao branco que não são tão falados por aí:
– 30 vezes mais magnésio: importante, por exemplo, para contração muscular, excelente antioxidante, reduz sintomas da TPM, auxilia no controle da glicemia por melhorar a sensibilidade à insulina;
– 6 vezes mais fósforo: essencial para formação de energia a nível celular – o famoso “ATP”, fortalece os ossos, constituinte das membranas celulares, importante para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras;
– 5 vezes mais potássio: atua de forma contrarregulatória ao sódio, auxiliando no controle da pressão arterial, estimula a diurese e reduz a retenção hídrica, previne ocorrência de cãibras.
– Maior teor de vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo energético como um todo.

 
Depois de tudo isso, com certeza podemos afirmar que o arroz integral é superior ao branco! Mas, não quero dizer que não se pode consumir o arroz branco nunca.
O que não podemos esquecer é que cada refeição que fazemos é composta por vários alimentos, os quais podem se complementar e deixar a refeição como um todo bem ajustada do ponto de vista nutricional.
O arroz branco, como outros alimentos mais pobres nutricionalmente, pode sim fazer parte de uma alimentação saudável, desde que seja combinado com os alimentos corretos e nas devidas quantidades. A sugestão que dou aos meus pacientes e a todos que acompanham meu trabalho é que sempre dêem preferência ao arroz integral.
Por Nutricionista Renato França
– Diplomado pelo The Institute for Funtional Medicine (EUA)
– Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB
– Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília – DF
– Instagram @nutricionistarenatofranca
– Facebook.com/clinicadenutricaorenatofranca

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