Bifum com frango, shitake e vegetais

Da série: “Fazer dieta não precisa ser sacrificante e nem monótono!”. Vou compartilhar uma receita que inventei e ficou excelente tanto do ponto de vista nutricional como o sabor!

bifum
Pra quem não conhece, o Bifum é uma macarrão japonês feito com arroz e, por isso, não contém glúten. Ele é uma opção mais leve em comparação ao macarrão comum (feito com trigo), porque enquanto cozinha, absorve mais água e uma maior parte do seu peso final será de água. Dessa forma, se torna uma boa opção para quem está em dieta mais restritiva em carboidratos, mas tem dificuldade de abandonar o macarrão.
Então vamos a receita:
Ingredientes:
• 50g de Bifum (peso cru)
• 1 peito de frango (aprox. 250g)
• 10 cogumelos do tipo shitake
• 1 cebola média
• Tomate cereja e brócolis a gosto
• Açafrão a gosto
• Pimenta dedo-de-moça, sal e ervas a gosto
• Cozinhe o brócolis rapidamente no vapor, por volta de 3 minutos e depois coloque-o em água com gelo para dar choque térmico e não escurecer.
• Refogue a cebola em uma panela grande untada com azeite ou manteiga clarificada (“ghee”).
• Adicione o frango (cortado em cubos), a pimenta dedo-de-moça, uma pitada de açafrão e refogue até secar o líquido liberado pelo frango.
• Depois disso, adicione os cogumelos cortados em tiras e deixe refogar.
• Adicione sal a gosto.
• Quando o molho reduzir, adicione o brócolis, o tomate cereja picados e misture tudo.
• Na hora de servir adicione manjericão fresco ou cebolinha picada.
Modo de preparo:

• Cozinhe o bifum (siga a orientação da embalagem), retire-o da água depois de cozido e reserve para adicionar ao final da receita.
• Cozinhe o brócolis rapidamente no vapor, por volta de 3 minutos e depois coloque-o em água com gelo para dar choque térmico e não escurecer.
• Refogue a cebola em uma panela grande untada com azeite ou manteiga clarificada (“ghee”).
• Adicione o frango (cortado em cubos), a pimenta dedo-de-moça, uma pitada de açafrão e refogue até secar o líquido liberado pelo frango.
• Depois disso, adicione os cogumelos cortados em tiras e deixe refogar.
• Adicione sal a gosto.
• Quando o molho reduzir, adicione o brócolis, o tomate cereja picados e misture tudo.
• Na hora de servir adicione manjericão fresco ou cebolinha picada.
Rendimento: 2 porções (a depender da fome e do que a dieta permitir rsrs).
Você não precisa seguir à risca os ingredientes que sugeri. Cozinhe o bifum e combine com frango/carne e os vegetais que tiver disponível em casa.
Por Nutricionista Renato França
– Diplomado pelo The Institute for Funtional Medicine (EUA)
– Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB
– Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília – DF
– Instagram @nutricionistarenatofranca
– Facebook.com/clinicadenutricaorenatofranca

WhatsApp chat