Brasileiros estão comendo mais peixe

Brasileiros estão comendo mais peixe

Comer peixe faz bem à saúde e o brasileiro está cada vez mais sabendo disso. No ano passado superamos a recomendação mínima da Organização Mundial de Saúde por habitante ao ano. E para incentivar ainda mais o consumo de pescados, esta é a 11ª edição da Semana do Peixe.

Na última década, o consumo de pescados no Brasil mais do que dobrou. De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, entre 2012 e 2013 o consumo no país cresceu quase 25% e ultrapassou a recomendação mínima estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, OMS, que é de 12 quilos por habitante ao ano. Atualmente, cada brasileiro ingere em média 14,5 quilos de pescados ao ano. As vantagens desse tipo de alimento são citadas pelo nutricionista Renato França: “Eles vão ter um teor maior de Ômega 3, que é uma gordura que tem ação inflamatória e por conta disso traz diversos benefícios para a nossa saúde. Então, reduz o risco de doenças cardiovasculares, ajuda a melhorar a imunidade, ajuda também para a parte neuronal, então ajuda para a função cognitiva, para a capacidade de raciocínio, concentração, previne doenças como Alzheimer, Parkinson. Então têm diversos benefícios para a nossa saúde”. Para que os brasileiros comam mais pescados, começa nesta segundafeira a 11ª Semana do Peixe. O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Benedito Lopes, aponta algumas das ações promovidas pela semana em todo o país: “Todas as superintendências estão promovendo ações, seminários, degustações, apresentando o peixe para a população”.

A Semana do Peixe também tem a participação de bares, restaurantes, escolas, supermercados e feiras livres. Willibaldo Bras Sallum, da Superintendência da Pesca e Aquicultura no Distrito Federal, destaca como o evento incrementa as vendas de pescados. “A Semana do Peixe é a segunda semana que mais se vende peixe no Brasil. Então o Ministério da Pesca e Aquicultura resolveu adotar setembro para a promoção da Semana do Peixe para não haver, vamos dizer assim, uma disputa com a tradicional Semana Santa no Brasil”, afirmou o Superientendente. A Semana do Peixe vai até o dia 14 de setembro. O objetivo do governo federal é baixar os preços dos pescados de 15% a 30% e aumentar as vendas em até 30%. Outras informações sobre a semana em www.mpa.gov.br.

Fonte: Jornal Folha de Ceres

WhatsApp chat