Como não colocar tudo a perder no carnaval

São vários os amantes da maior festa popular do planeta, ou melhor, são pouquíssimas as pessoas que não planejam como vão passar os dias nessa semana tão maravilhosa.

Alguns preferem os carros alegóricos de Rio de Janeiro ou São Paulo, outros preferem os trios de Salvador, frevo em Olinda, mas há também quem adora a data para descansar e fugir das multidões. Independente de para onde você vai, ou até mesmo se vai passar em Brasília, alguns cuidados na alimentação e exercícios são necessários e fundamentais para que o seu corpo consiga responder bem para a jornada de trabalho que começa após a quarta feira de cinzas.

Por exemplo, o pessoal que vai para Salvador encara percurssos com média de 6 km. Pulando, bebendo, curtindo, suando. O pessoal do Rio de Janeiro, além de sambar muito acompanha por horas e horas os desfiles dos carros alegóricos e bloquinhos. Separei algumas dicas para vocês não colocarem em risco durante o carnaval todo resultado obtido com grande esforço.

Uma orientação geral para quem vai viajar no carnaval é sempre fazer as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) de forma saudável, e para não exceder 4 horas em jejum, é recomendável inserir pequenos lanches entre essas refeições. Alguns alimentos que podem compor esses lanches são frutas, castanhas ou barras de proteínas.

Para quem vai curtir o carnaval não recomendo seguir dietas muito restritivas, pois os esforços realizados pelo corpo durante a folia podem ser comparados a exercícios de média e alta intensidade. Esse tipo de dieta pode levar tanto a falta de disposição nas festas como também pode acarretar perda de massa muscular.

Antes de sair para a folia faça uma refeição de porção moderada, mas rica em carboidrato complexo como pães, arroz, batata, mandioca, milho ou macarrão combinados a uma fonte de proteína magra como filé de frango, de peixe ou peito de peru, queijos magros ou iogurtes light; estes alimentos são bons fornecedores de energia rápida e lhe darão pique para pular pelas próximas horas, mas cuidado com o tamanho das porções. Evite alimentos gordurosos, pois eles tornam a digestão muito lenta causando sonolência e comprometendo o desempenho físico, além de serem calóricos favorecendo o aumento do peso.

Durante a folia, para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração. Os sucos de frutas e bebidas isotônicas são ótimas opções, pois além de hidratarem, fornecem um pouco de carboidrato que ajuda a repor a energia que está sendo gasta.

É importante ainda se alimentar durante a festa, para não exceder 4 horas em jejum. Faça refeições leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, barras de proteínas, frutas, inclusive as desidratadas ou sucos. Isso ajudará a repor parte da energia que o seu corpo precisa.

Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale a ingestão de bebidas alcoólicas com água e alimentos para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólitos tóxicos do álcool. Esses produtos do metabolismo do álcool junto com a desidratação em resposta ao alto consumo de bebidas alcoólicas, são os grandes responsáveis pela famosa ressaca. E o melhor remédio para ela é realmente reidratar com corpo com água e outros líquidos, como água de coco, sucos naturais ou até mesmo bebidas isotônicas.

Logo após a festa, para recarregar as baterias e garantir que haja energia e disposição suficientes para o dia seguinte, é recomendável consumir alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e arroz de preferência integrais, ou tubérculos como batata e mandioca, combinados à proteínas magras como peito de frango, carne bovina magra, peixes e peito de peru.

Boa viagem para quem vai viajar e bom carnaval a todos!!

Renato França CRN/1 5340

Nutricionista Funcional e Esportivo

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