Um dos principais erros de quem busca emagrecer, é fazer dietas extremamente restritivas ou simplesmente parar de comer e fazer longos períodos de jejum, seguidos de refeições inadequadas. Em tese, se você ingerir menos calorias do que está gastando diariamente seu peso corporal será reduzido, mas isso não é garantia de perda de gordura corporal.

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Se a dieta está muito abaixo das necessidades energéticas de um indivíduo, o corpo faz uso de suas reservas (músculos e gordura) para suprir essa falta. A má notícia é que em uma dieta muito restritiva e inadequada, o tecido muscular é mais utilizado do que a gordura para fornecimento energia e isso leva a redução da massa muscular.
É aí que se inicia o ciclo vicioso resultante de uma alimentação inadequada e insuficiente. Perdendo massa muscular, há uma redução do metabolismo corporal como proteção do corpo para evitar o consumo excessivo das reservas corporais, deixando o metabolismo mais lento. Com um gasto energético menor, o indivíduo estará mais susceptível a engordar.
Em suma, o resultado de uma dieta mal-planejada e mal-estruturada pode ser perda de músculos e ganho de gordura, ainda que o indivíduo esteja comendo pouco. E ainda, com o metabolismo lento torna-se cada vez mais difícil a perda de peso, mesmo com atividade física.
O Nutricionista Renato França em suas consultas planeja as dietas com base na individualidade do paciente, visando redução na gordura corporal e procurando manter ou aumentar a massa muscular, de modo a quebrar o ciclo do efeito sanfona (engorda e emagrece), para que os resultados alcançados sejam mantidos a longo prazo.
Por Nutricionista Renato França
– Diplomado pelo The Institute for Funtional Medicine (EUA)
– Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB
– Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília – DF
– Instagram @nutricionistarenatofranca
– Facebook.com/clinicadenutricaorenatofranca

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