Entenda melhor o que é Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional é uma maneira de prevenir e tratar desequilíbrios nutricionais que podem gerar uma grande parte das doenças crônicas não-degenerativas atualmente conhecidas. Esses desequilíbrios são conseqüências dos nossos hábitos alimentares e hábitos de vida, como exposição ao estresse e prática de atividades físicas.

health_embrace_sports_approach_left-260x420

Embora os seres humanos sejam semelhantes fisicamente, cada um possui sua individualidade bioquímica, ou seja, o metabolismo de cada um funciona com algumas peculiaridades. Por exemplo, algumas pessoas ao consumirem café sentem dor de cabeça e insônia, já outras consomem sem nenhum problema. Isso ocorre pela forma que os diferentes organismos lidam com a cafeína; outro exemplo, por que 2 pessoas do mesmo peso, sexo e idade, ao seguirem a mesma dieta e mesmo plano de atividade física não têm o mesmo resultado? O mesmo pensamento pode ser aplicado em diversas situações. Isso ocorre pela interação da herança genética com sua alimentação e hábitos de vida.

Nosso corpo é todo composto por nutrientes, o que justifica a tão famosa frase: Você é o que você come. Se faltar algum nutriente nessa composição, o funcionamento das nossas células, órgãos e sistemas pode ficar comprometido, sendo esse o ponto de partida de várias doenças. Por esse motivo, a Nutrição Funcional procura focar sua atenção não apenas em calorias, carboidratos, lipídeos e proteínas, mas também nos micronutrientes, vitaminas e fitonutrientes presentes nos alimentos. Estes irão influenciar no metabolismo desses carboidratos, proteínas e lipídeos; e também na formação de neurotransmissores, capacidade do sistema imunológico, combate ao excesso de radicais livres e toxinas no corpo e prevenção e tratamento de doenças.

O papel do nutricionista funcional é aproximar ao máximo a prescrição da dieta à individualidade bioquímica do paciente. Dessa forma, os ganhos na saúde são assegurados de forma duradoura e, consequentemente, os resultados na estética são otimizados.

Por Nutricionista Renato França

– Diplomado pelo The Institute for Funtional Medicine (EUA)
– Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB
– Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília – DF
– Instagram @nutricionistarenatofranca
– Facebook.com/clinicadenutricaorenatofranca

WhatsApp chat