Hidratação: 2 litros de água são suficientes?

Será que aquela regra de tomar 2 litros de água por dia vale para todos? Definitivamente, não! Fatores como peso corporal e prática de exercícios físicos devem ser levados em consideração no planejamento da hidratação diária.
É bom lembrar que quanto menos água é ingerida, além de aumentar o risco de desidratação, o corpo tende a eliminar menos água, aumentando a retenção hídrica e de toxinas pelo corpo. O intestino acaba reabsorvendo parte da água que seria eliminada nas fezes, deixando as fezes mais ressecadas e o trânsito intestinal mais lento. Junto com essa água também são reabsorvidas toxinas que seriam eliminadas e acabam recirculando pelo corpo, o que aumenta a inflamação corporal e do tecido adiposo.

Por isso, as mulheres que querem se livrar das celulites (tem alguma que não quer? rsrs) devem dar uma atenção especial a ingestão hídrica. Favorecendo a eliminação de toxinas, o tecido adiposo tende a ficar menos inflamado, o que contribui para a redução das celulites.

hidratacao versao casal
Para quem quer definir e melhorar a massa muscular, é essencial estar bem hidratado. É só lembrar que grande parte do peso dos músculos esqueléticos é composta de água e ela serve como veículo que para levar os nutrientes consumidos na dieta até os músculos, favorecendo o fornecimento de energia durante os treino e a reconstrução das fibras musculares e reposição dos estoques de energia após os treinos.
Mas, já que a regra de 2 litros não vale para todo mundo, quanto seria razoável? Em geral, 30 a 35 mL de água por kg de peso são suficientes, ou seja, uma pessoa de 80kg deveria consumir de 2,4 a 2,8 litros de água por dia. E ainda, dependendo da intensidade e duração dos treinos, essa recomendação pode subir para até 50 mL por kg de peso.
Esse total de água deve ser fracionado de forma equilibrada ao longo do dia, em casa, no trabalho e nos treinos. Em períodos de seca, como estamos passando aqui em Brasília atualmente, essa ingestão pode ser maior.
É bom lembrar que outros líquidos como chás, água de coco e alguns sucos até podem fazer parte do total de líquidos diário, desde que tenham sido planejados como parte da dieta. Mas, incontestavelmente, a maior parte do consumo de líquidos deve ser na forma de água pura mesmo.
Converse com um bom nutricionista para definir quanto e como você deve se hidratar para manter uma boa performance nos treinos e favorecer os resultados da dieta.
Por Nutricionista Renato França
– Diplomado pelo The Institute for Funtional Medicine (EUA)
– Especialista em Musculação e Treinamento de Força pela UnB
– Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília – DF
– Instagram @nutricionistarenatofranca
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