Hoje em dia se sabe que o treino é tão importante para o resultado quanto a dieta e o descanso adequados. É difícil entender por que tantas pessoas continuam insistindo em perder seu tempo e seu suor seguindo sua rotina de treinos, mas sem ajustar corretamente seus hábitos alimentares e seu descanso.
A difusão de informações na mídia acerca do tema de hipertrofia muscular (aumento no volume muscular) tem levado muitas pessoas a seguirem dietas prontas ou tomarem suplementos que ouviram dizer que dão bons resultados, muitas vezes podendo trazer problemas à saúde e sem a garantia de bons resultados estéticos.

fit man and woman
Quando se pensa em hipertrofia muscular, geralmente se pensa em suplementos alimentares e aumento no consumo protéico diário. Na realidade para chegar a esse objetivo é necessário fornecer os nutrientes corretos, (não só proteínas) via alimentação ou suplementação, e mais do que isso, deve-se consumir os nutrientes corretos nos horários certos.
Não necessariamente deve-se aumentar a ingestão de alimentos fontes de proteínas, pois muitas vezes o consumo protéico diário já está sendo suficiente, porém pode estar mal-distribuído ao longo do dia, desfavorecendo os resultados em hipertrofia muscular.
Dependendo do caso, o uso de suplementos alimentares é altamente recomendável e se torna um artifício extremamente útil para auxiliar a alcançar os objetivos almejados, desde que incluído em uma dieta equilibrada. Porém, o uso indiscriminado de alguns suplementos pode trazer riscos à saúde, como sobrecarga cardíaca, renal (rins), hepática (fígado) e até mesmo aumento do risco para desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Durante a consulta com o Nutricionista Renato França são analisados diversos fatores que podem influenciar no processo de hipertrofia muscular e são incluídos os melhores alimentos e/ou suplementos para cada caso, de modo a otimizarem os resultados e sem trazer riscos à saúde do paciente.
Por Nutricionista Renato França
– Diplomado pelo The Institute for Funtional Medicine (EUA)
– Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB
– Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília – DF
– Instagram @nutricionistarenatofranca
Facebook.com/clinicadenutricaorenatofranca

WhatsApp chat