Manteiga ghee – Aprenda a preparar em casa.

Cada vez mais se confirma que quanto mais natural a alimentação, melhor! Quando as margarinas surgiram por um tempo foram tidas como mais saudáveis, mas hoje sabe-se que o processo de hidrogenação do óleo vegetal leva a formação de gorduras mais prejudiciais à saúde humana. Hoje venho trazer informações sobre uma alternativa de gordura saudável, a manteiga Ghee ou manteiga clarificada.

A manteiga Ghee, assim como a manteiga comum, é fonte de vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina K, vitamina E), ácidos graxos CLA e ácido butírico, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, modulação da imunidade e inflamação.

manteiga ghee red

A manteiga clarificada nada mais é que a gordura da manteiga isolada dos resíduos sólidos e líquidos do leite, ou seja, retira-se a caseína, lactose e impurezas da manteiga comum. Mas qual é o benefício disso? Se você já fritou um bife ou ovo usando manteiga, você já deve ter observado que a gordura quando submetida a alta temperatura logo começa a queimar e produzir fumaça. É aí que são produzidos compostos tóxicos e nocivos à saúde.

Quando a manteiga escurece e queima liberando fumaça, o que está ocorrendo é que a gordura da manteiga está “fritando” os resíduos de caseína, lactose e impurezas da manteiga. Na manteiga clarificada isso tudo é retirado e essa gordura se torna muito mais resistente ao calor e suporta maior temperatura sem queimar e levando a menor produção de compostos tóxicos.

A manteiga Ghee se comporta de forma semelhante ao óleo de coco em processo de frituras. Ambas são gorduras predominantemente saturadas e são mais estáveis em altas temperaturas, tornando-se boas alternativas para untar a frigideira no preparo de ovos, carne, peixe, frango, etc. Os óleos vegetais predominantemente monoinsaturados e poliinsaturados, como azeite, óleo de soja, canola, etc., quando submetidos a altas temperaturas sofrem maior alteração química e maior conversão de gorduras insaturadas em gorduras trans, o que o que deixa pior do ponto de vista nutricional.

É possível comprar a manteiga clarificada ou Ghee pronta em lojas de produtos naturais, mas você também pode prepará-la em casa facilmente e a um custo bem inferior.

Segue o modo de preparo que uso em casa e sugiro aos meus pacientes:

1. Derreta 1 tablete ou mais de manteiga sem sal em banho maria em um recipiente de vidro (dentro de uma panela com água).
2. Depois de derretida, retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente.
3. Você verá 3 camadas separadas por diferença de densidade, uma espuma mais superficial (impurezas), uma camada mais espessa no centro (gordura) e outra camada branca líquida embaixo (resíduos de leite).
4. A camada mais superficial dá para remover com uma colher. Depois sobra a gordura e o resíduo de leite. A gordura pode ser colhida com uma concha.
5. Quando a camada de gordura estiver fina e bem próxima ao leite, você pode descartar ou se quiser um rendimento de 100% você pode colocar o líquido em uma garrafa plástica de água, esperar as camadas se separarem novamente e com uma ponta de faca fazer um furo no fundo da garrafa e por ali vai escorrer o resíduo de leite e sobrará só a gordura.
6. Guarde a manteiga clarificada em um recipiente de vidro.

O processo todo não demora mais do que 15 minutos e o custo sai por volta 4 a 5 vezes menos do que comprar a Ghee já pronta. Eu faço em casa, uso e adoro. O sabor dos alimentos preparados com ela fica muito bom!

Vale lembrar que ela continua sendo uma gordura e tendo alto valor energético, portanto procure um bom nutricionista para saber se ela se encaixa na sua dieta e como você poderia utilizá-la.

Por Nutricionista Renato França

– Diplomado pelo The Institute for Funtional Medicine (EUA)
– Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB
– Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília – DF
– Instagram @nutricionistarenatofranca
– Facebook.com/clinicadenutricaorenatofranca

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